sábado, 24 de abril de 2010

ENVELHECENDO - OSHO

Envelhecendo ou Crescendo?

Sinto-me amoroso com as pessoas, fervoroso, mas não me sinto muito sexual. Não sei se minha sexualidade está levemente reprimida ou se está ok.

Não há nenhuma necessidade de se sentir sexual e também não há nenhuma necessidade de se preocupar com isso. Apenas sinta-se amoroso e fervoroso. Isso a gente precisa lembrar, que a pessoa não deve ficar fria. Se a pessoa começar a ficar fria, então isso é um problema. E se o sexo desaparecer completamente, não há nenhum problema; mas o fervor não deve desaparecer.
Isso quase sempre acontece junto. Quando o sexo das pessoas desaparece, o ardor delas também desaparece. Quando o ardor delas vem, a sexualidade delas também vem. Eis porque as pessoas pensam que ardor e sexualidade são dois aspectos da mesma energia. Eles não são.
É uma boa experiência ser ardoroso e não sexual. Assim você estará crescendo; realmente crescendo. Apenas envelhecer não é crescimento real. Estar crescido não é ser um adulto. Crescer significa exatamente isso: crescer, crescer para cima. E esse é um belo passo – que a pessoa retém o fervor, e o sexo pouco a pouco desaparece. Sexo é belo devido ao seu fervor; não há nada mais. Então se você puder reter o fervor quando o sexo desaparecer, está perfeitamente bem; como deve ser. Assim a meta é preservada, e somente o não essencial se vai. Nunca perca o fervor. Sexo não é uma coisa essencial; o fervor é essencial.
Assim tudo está indo bem. Não force a sexualidade em você, do contrário esse será um passo destrutivo. Fique cada vez mais ardoroso. Não há nenhuma necessidade de ficar anti-sexual. Não há necessidade de reprimir a sexualidade. Se acontecer de seu fervor lhe conduzir para o sexo, está ok, isso é bonito. Assim se você for para o sexo por causa do seu fervor, então o motivo é o fervor, não o sexo. Isso acontece, mas isso é a periferia. O centro permanece seu coração amoroso, seu fervor.

Osho, Extraído de: The Passion for the Impossible

Nenhum comentário:

Postar um comentário