domingo, 22 de novembro de 2009

T A N T R A

Quando o sexo for apenas um impulso inconsciente e mecânico dentro de você, estará errado. Lembre-se de que o sexo não é errado, é esse caráter mecânico que está errado. Se você puder trazer a luz de uma inteligência em sua sexualidade, essa luz irá transformar a sexualidade. Já não será sexualidade, será algo completamente diferente, tão diferente que você sequer possui uma palavra para isso.
No Oriente temos uma palavra, “tantra”. No Ocidente não há nenhuma palavra. Quando o sexo se junta, quando está entrelaçado com a inteligência, uma energia completamente nova é criada, e essa energia é chamada “tantra”. A palavra “tantra” significa a capacidade de expansão, aquilo que continua a expandir. O sexo reduz você, o tantra expande. É a mesma energia, mas ela faz uma virada. Não é mais egoísta, auto-centrada. Começa a se espalhar por toda a existência. No sexo, por um momento você pode atingir o orgasmo, e o custo é alto. No tantra você pode viver em orgasmo durante todo o dia, porque sua própria energia se torna orgasmática. E seu encontro não é mais com um individuo específico, seu encontro é com o universo em si. Você vê uma árvore, uma flor, uma estrela, e há algo similar ao orgasmo acontecendo.
A pessoa que se tornou completamente inteligente, alerta, desperta, vive de forma orgasmática. Todos os seus movimentos estão cheios de picos orgasmáticos, picos atrás de picos. E quando o tantra tiver acontecido, o sexo desaparece. O sexo é uma semente, o tantra é a árvore. Osho - Osho de A a Z

A NOSSA PERCEPÇÃO DA VIDA E DO SEXO

Os tempos atuais não permitem mais que nos mantenhamos alheios e ignorantes dos problemas cruciantes que se apresentam diante dos nossos olhos.
Não conhecemos nada da vida, entretanto agimos como se fossemos um mestre sobre ela. Não admitimos o nosso desconhecimento e até nos colocamos de nariz empinado diante do nosso semelhante.
Escondidos atrás dos tabus, dos dogmas e dos preconceitos, não aceitamos os fatos concretos que emergem a cada dia, tais como a miséria, o desespero, a ansiedade e o caos. Alem disso, há uma atitude de indiferença quando o assunto é Sexo e Vida. Todos dizem que querem chegar a Deus; muito bem, mas, onde nós estamos?
Agora, nós estamos encalhados na luxúria; agora, nós estamos encalhados no sexo – e, é a partir desse ponto, de onde estamos agora, que precisamos dar o primeiro passo. É imperativo compreender onde nós estamos agora. Pela aceitação desse fato simples, pela compreensão dessa realidade dura, nós poderemos ver também a possibilidade para o futuro. Para saber o que poderemos atingir, é importante saber o que nós somos.
Para chegar ao passo final é necessário dar o primeiro passo, porque o primeiro passo preparara o terreno para o segundo e, finalmente, para o último da jornada. Se o primeiro passo for dado na direção errada, nós nunca chegaremos ao destino almejado; poderemos acabar, ao invés disso, no deserto.
Achamos que conhecemos todas as respostas sobre eles, mas as conseqüências nos mostram que não temos nenhuma percepção mais clara sobre a vida e o sexo, dois nomes para um só fenômeno. Não sabemos nada sobre eles, talvez você não concorde e argumente: "Como você ousa me dizer que não sei nada, mas você sabe que eu sou casado e tenho filhos". Sim, dizemos nós, você pode ser tudo isso mas mesmo assim insistimos em afirmar que você não conhece a ciência da vida, o enigma do sexo.
Uma pessoa aperta o botão e acende a luz, aperta novamente, e a luz apaga. Ele faz isso continuamente, dias e dias, e não pode afirmar que conhece tudo sobre a eletricidade só porque apaga e acende a luz quando quer, coisa que até uma criança pode fazer, no entanto esse ato não o qualifica dizer que esse homem conhece a eletricidade.
Outro homem percorre com seu automóvel 1000 km e isso não quer dizer que ele conheça a mecânica automobilística. Ele pode dirigir um carro, mas isso não quer dizer que conheça o seu mecanismo interno.
Qualquer pessoa pode casar, pode ter filhos e isso não tem nada a ver com a compreensão sobre o sexo, ele pode permanecer ignorante do mecanismo do sexo. São coisas diferentes
Em verdade, o sexo não tem sido estudado e pesquisado profundamente porque todos acham que sabem tudo a respeito dele. Não ha necessidade de estudo sobre ele e este é um grande erro da humanidade.
No dia em que desenvolvermos um estudo serio, uma ciência sobre o sexo, produziremos uma nova raça humana. Não procriaremos mais seres humanos oriundos do pecado e da culpa, só porque sabemos "acender" e "apagar, mais nada.
Enquanto não aprofundarmos na questão do que é o sexo, qual é o projeto de Deus nessa questão e refletirmos conscientemente no assunto, não resolveremos nenhum dos problemas.
Recentemente a humanidade aprendeu sobre o Átomo e o mundo sofreu com isso uma grande mudança, e quando aprendermos completamente sobre o átomo do sexo a humanidade estará entrando verdadeiramente numa nova era de sabedoria.

domingo, 8 de novembro de 2009

NÃO REJEITE A MENTE - ENTENDA-A

NÃO REJEITE A MENTE -- ENTENDA-A




Quando entende algo, você vai além disso - isso fica abaixo de você. A mente tem sua utilidade - uma grande utilidade. Não existiriam qualquer ciência sem a mente; qualquer tecnologia. Todos os confortos do ser humano desapareceriam sem a mente humana. O homem regrediria para o mundo dos animais ou até para um mundo ainda inferior. A mente nos deu muito.
O problema não é a mente. O problema é a sua identificação com ela. Você acha que você é a mente - aí está o problema.
Pare de se identificar com a mente. Seja o observador e deixe-a funcionar - sob sua vigilância, seus testemunho, sua observação. Uma diferença radical ocorre por meio da observação. A mente funciona com muito mais eficácia quando você a observa, porque todo o lixo é descartado e ela não precisa carregar um peso desnecessário - fica leve. E quando você se torna um observador, a mente também pode ter algum descanso. Do contrário, durante toda a vida a mente trabalha, dia após dia, ano após ano. Ela só pára quando você morre. Isso cria uma fadiga profunda, uma fadiga mental.
Agora os cientistas estão dizendo que até os metais se cansam - existe a chamada “fadiga do metal”. Então o que dizer da mente, que é extremamente sutil, que é tão delicada ? Trate-a com cuidado. Mas continue à distancia, indiferente, desapegado. Quando escreve, você não se torna a caneta, embora não possa escrever sem ela. Uma boa caneta é essencial para uma boa escrita. Se você começar a escrever com os dedos, ninguém entenderá o que escreveu, nem mesmo você, e será muito primitivo. Mas você não é a caneta e a caneta não é o escritor, é só um instrumento para escrever.
A mente não é o mestre, mas só um instrumento nas mãos do mestre.
Treinar a mente para a concentração é muito difícil; ela se revolta e continua a recair em antigos hábitos. Você a segura novamente e ela escapa. Você a leva para o assunto no qual estava concentrado e, de repente, descobre que ela está pensando um outra coisa - já até esqueceu em que estava concentrado. Não é uma tarefa fácil.
Mas colocá-la de lado é algo extremamente fácil - não é nada complicado. Tudo o que você tem que fazer é observar. Seja o que for que esteja passando na sua cabeça, não interfira, não tente detê-la. Não faça nada: qualquer coisa que fizer vai virar uma disciplina,.
Então não faça absolutamente nada. Só observe.
O que há de mais estranho sobre a mente é que, se você se tornar um observador, ela começa a desaparecer. Assim como a luz dispersa a escuridão, a atenção plena dispersa a mente, seus pensamentos, toda a sua parafernália.





Osho – Faça o seu coração vibrar

sábado, 7 de novembro de 2009