domingo, 28 de junho de 2009

OS HUMORES NO RITMO DA VIDA

Existem três ciclos na existência humana. O primeiro ciclo é o físico. Ele leva vinte e três dias para se completar e ele afeta uma ampla extensão de fatores físicos, incluindo resistência à doença, força, coordenação e as outras funções básicas do corpo e a sensação de bem estar físico.
O segundo ciclo é emocional.. Ele leva vinte e oito dias para se completar, assim como no corpo feminino a menstruação leva vinte e oito dias para vir. Só agora a ciência está descobrindo que o homem também tem um tipo de período mensal e que depois de vinte oito dias ele acontece. O período feminino é visível e físico. O período do homem não é visível nem físico; é mais psicológico, mais emocional, mas ele acontece. O ciclo emocional governa a criatividade, sensibilidade, saúde mental , humor, percepção do mundo e de nós mesmos.
Quando a mulher tem o seu período, por três , quatro ou cinco dias ela está em miséria, triste, negativa, deprimida, morta , se sentindo muito para baixo, nervosa, mexida. Mas a mulher se acostumou a isto porque ele é visível. Aos poucos elas aprendem que isto tem que ser assim, então aos poucos elas não são tão infelizes. Isto é uma coisa de todo mês e tão visível, assim as coisas se acomodam. Mas o problema do homem é mais difícil. A menstruação está lá – a menstruação masculina – mas ela não é visível e você não sabe de onde ela vem e quando ela vem....Ela é um ciclo de vinte e oito dias no corpo; ela segue a lua. Assim sempre que existir uma lua você ficará mais feliz e sempre que não existir uma lua você será mais infeliz.
E então finalmente o terceiro ciclo. O terceiro ciclo é o ciclo intelectual. Ele toma lugar em um período de trinta e três dias. Ele regula a memória, a atenção, a receptividade ao conhecimento, e as funções lógicas e analíticas. A primeira metade de cada período é positiva e a segunda metade, negativa. Por algum tempo você está na fase negativa, depois na positiva e vice versa..Quando todos os três ciclos estão no positivo, picos de prazer e êxtase acontecem. E quando todos os três ciclos estão no negativo, você vive o inferno. Céu significa que todos os três estão no positivo e inferno é o outro extremo. E estar livre dos dois é nirvana, moksha, liberdade absoluta
Você apenas tem que entender as suas fases e ficar um pouco mais atento. Comece mantendo um diário sobre estas fases negativas. Dentro de três,quatro meses, você será capaz de fazer o seu gráfico e então você poderá predizer que na próxima segunda-feira você estará de mau humor.
Nos tempos antigos os yogis costumavam fazer estes gráficos. A ciência do biorritmo era bem conhecida e praticada nas escolas de Yoga e Sufi . E estes gráficos eram muito úteis porque se você sabe que na primeira semana de cada mês você se torna muito , muito negativo, então algumas coisas podem ser evitadas. Na primeira semana não faça nada daquilo que você possa se arrepender depois; não lute, não fique com raiva. As pessoas que realmente seguem estes gráficos não irão nem sair de seus quartos. Eles não farão nada nestes sete ou quatro ou três dias, porque tudo o que eles fizerem será errado.
E então você sabe quando o seu humor positivo vem. Este é o momento de se relacionar, de ir para as pessoas, de encontrar, e nada dará errado.Você estará em um estado completamente diferente. Olhando desse jeito, dentro de seis. oito meses você será capaz de se tornar uma testemunha e então nada perturba. Então você sabe que os ciclos são apenas parte da natureza – nada é pessoal. Vendo isto, você começa a
transcender.
Comentario Editorial
O Que a Meditação É- e o Que Ela Não É.
Existem muitas ideias, que são até mesmo contraditórias, sobre o que a meditação é. O principal na abordagem de Osho é a necessidade de o meditador entender a natureza da mente, ao invés de lutar com ela.

A maioria de nós quase sempre somos guiados, dominados por nossos pensamentos ou sentimentos. Segue-se que tendemos a pensar que somos esses pensamentos e sentimentos. Meditação é um estado de simplesmente ser, apenas pura experiência, sem nenhuma interferência do corpo ou da mente. É um estado natural mas que esquecemos como acessá-lo.

A palavra meditação é também usada para o que é, mais precisamente, um método de meditação. Métodos meditativos, técnicas ou expedientes são meios para criar um ambiente interior que facilita desconectar do corpo-mente para assim podermos simplesmente ser. Enquanto inicialmente isso ajuda a pôr o tempo de lado para praticar um método de meditação estruturado, há muitas técnicas que são praticadas dentro do contexto de nossa vida diária; no trabalho, no lazer, sozinho e com outros.
Métodos são necessários somente até o estado de meditação; de consciência relaxada, de conscientização e centramento; tornou-se não somente uma experiência passada, mas tão intrínseco para nós como a respiração.
Alguns Equívocos Comuns
Meditação é;


1) Somente para pessoas que estão em busca espiritual.
Os benefícios da meditação são múltiplos. O principal deles é a habilidade de relaxar e de ficar atento sem esforço. Ferramentas úteis para todos!
2)Uma prática para ganhar: paz mental.
Paz mental é um termo contraditório. Pela sua própria natureza a mente é uma comentarista crônica. O que você pode descobrir através da meditação é o jeito de descobrir a distância entre você mesmo e o comentário, para que a mente, com seu constante circo de pensamentos e emoções, não mais se intrometa no seu inerente estado de silêncio.

3)Uma disciplina mental ou esforço para controlar ou domar a mente, para tornar-se mais mental.
Meditação não é nem um esforço mental nem uma tentativa de controlar a mente. Esforço e controle envolvem tensão e a tensão é contrária ao estado de meditação. Além disso, não há necessidade de controlar a mente, apenas de entender como ela funciona. O meditador não precisa domar sua mente, para se tornar mais mental, Mas crescer mais em consciência.

4)Focalizar, concentrar ou contemplar.
Focalizar, como concentrar é um estreitamento da consciência. Você se concentra em um objeto e tudo mais é excluído. Por contraste, a meditação é tudo-incluído, sua consciência é expandida. O contemplador está focalizado em um objeto; talvez um objeto religioso, uma fotografia ou uma máxima inspirada. O meditador está simplesmente cônscio, mas não de algo em particular.
5)Uma nova experiência.
Não necessariamente; os atletas conhecem esse espaço, ao qual eles se referem como; a zona. Os artistas o conhecem através do canto, da pintura, tocar música. Podemos conhecê-lo através da jardinagem, brincando com as crianças, caminhando pela praia ou fazendo amor. Mesmo quando criança, tivemos experiências disso. A meditação é um estado natural e algo que você quase certamente provou, embora talvez sem saber o nome do sabor

domingo, 21 de junho de 2009

sábado, 20 de junho de 2009

EXISTEM DOIS TIPOS DE VÍCIO NA VIDA


Existem dois tipos de vício na vida – um é o vicio negativo: um homem torna-se alcoólatra, ou viciado em heroína, ou um fumante, ou qualquer outra coisa. E também existem os vícios positivos: um homem torna-se um meditador, ou torna-se um corredor, ou um grande nadador – estes são vícios positivos . O vício é o mesmo – se você é um alcoólatra, você sentirá falta se não beber ; então você sentirá essa falta tremendamente. O mesmo irá acontecer se você ficar viciado positivamente.
Se você correr todas as manhãs por uma hora, e um dia você não corre, você vai se sentir muito, muito triste, deprimido e sentir que algo está faltando – e também virá um sentimento de culpa. Ë claro que não há motivo para você se sentir culpado se correu ou não, mas a culpa também estará aí. Se pessoas que são orientadas pela vontade tornam-se negativamente viciadas, suas vidas são devastadas. Se tornam positivamente viciadas, são grandes criadores. O vício é o mesmo, a mente é a mesma....
Assim, se você pode começar a trabalhar em vícios positivos, você será tremendamente beneficiado. Por exemplo, meditação: escolha uma meditação e então coloque todo seu esforço nela. Este esforço deve ser muito regular, porque a vontade é criada apenas através da regularidade. Deve ser persistente e uma continuidade deve ser mantida. Mesmo perde-la por um dia será destruir muito – e pelo menos uma hora por dia deve ser dedicada a ela.
Muitas pessoas têm feito trabalhos de pesquisa sobre vícios e foi descoberto que leva pelo menos sessenta minutos por dia para se tornar viciado em alguma coisa, menos que isso não acontecerá. E leva pelo menos de três a quatro meses para se tornar realmente viciado: uma hora por dia por quatro meses ; este é o período. Uma vez que você se tornou viciado, então não há mais necessidade para qualquer esforço . Torna-se natural, torna-se sua segunda natureza.
Após fazer a meditação diariamente por uma hora, durante três , quatro meses, sem interrupção, qualquer meditação funciona e você começará a entrar em estado de transe. Isto pode acontecer através da corrida.
Corredores sabem disso – que após correrem por uma certa distancia eles perdem a mente e subitamente há um estado transcendental . Eles já não sabem mais quem eles são; eles são pura energia. Corredores sabem disso, dançarinos sabem disso, que após um certo momento o dançarino desaparece.... há apenas a dança. Quando este momento vem, é o momento da meditação.
No Japão tem sido usado todo tipo de coisa – arco e flecha, esgrima, luta romana – para meditação. E qualquer atividade será boa para você – algo como vipassana não irá ajudar muito. Se você precisa apenas se sentar silenciosamente, criará um problema desnecessário para você. Então escolha uma meditação ativa – a dinâmica é boa, a kundalini é boa, dançar é bom – e então persista.
Após três, quatro meses você se tornará um perfeito meditador . A única coisa é ser regular e não relaxar o esforço. É apenas uma questão de três quatro meses – este é o período mais importante. Uma vez que o fundamento está aí e você se tornou positivamente viciado, então o vício funciona.













DIÁRIO DE UMA DOMÉSTICA


Hoje de manhã eu fui à feira. Antes de sair, meu patrão me pediu para eu trazer figo. Aí eu perguntei:
- Figo fruta ou bife de figo? O homem ficou uma fera ! Gente fina, seu Adamastor, num ligo não. Ele tem sistema nervoso.Também, com um emprego chato daqueles, vou te contar! Ele é Fiscal de Receita. Deve ser um saco ficar conferindo receita de médico o dia inteiro.
Depois chegou o Adamastorzinho, o filho mais novo deles. Acabou de ganhar um carro todo equipado. Tem roda de maionese, farol de pilha, teto ensolarado e trio elétrico. Não sei porque trio elétrico num carro. Deve ser porque ele gosta de música baiana. Ingrato esse Adamastorzinho. Fiz a comida preferida dele e ele ainda me chamou de burra. Eu disse, toda boba, quando ele chegou:
- Adamastorzinho, adivinha a comida que eu fiz pra você?
- Qual, Creusa?
- Começa com 'i'...
- 'I'???
- É, iiiiiii!!!
- IIIII..... num sei.
- Pensa: iiiiiiiii.
- Huuuummm, desisto.
- Instrogonofe!!!
Aproveitando a ausência dos patrões, Creusa pega o telefone e fofoca com a amiga Craudete:
- Cê num sabe da úrtima? Eu discubri que aqui nessa mansão que eu trabaio é tudo fachada!
- Como assim, Creusa? - pergunta a colega, confusa.
- Nada aqui é dos patrão! Tudo é imprestado! TUDO! Cê cridita numa coisa dessas? Óia só: a rôpa que o patrão usa é dum tal de Armani... a gravata é dum tal de Pierre Cardin... o carro é duma tal de Mercedes... nadica de nada é deles!
- Nooooossa, que pobreza!
- E, além de pobre, eles são muito ixibidos! Imagina que ôtro dia eu escutei o patrão no telefone falano que tinha um Picasso...
- E num tem?
- Que nada, fia... é piquinininho de dá até dó

sexta-feira, 19 de junho de 2009

OBSERVAR-SE


A única coisa que tem que ser aprendida é a observação.

domingo, 14 de junho de 2009

MEDITAÇÃO NÃO É PENSAÇÃO



“MEDITAÇÃO NÃO É PENSAÇÃO”





Diante dos resultados tão avassaladores é preciso tomar cuidado para não conotar a MEDITAÇÃO como sendo uma dessas poções mágicas que são vendidas nas portas dos circos.
Ë preciso isto sim ser conduzida a MEDITAÇÃO por instrutores capacitados para que não se caia nas mãos de usurpadores, tão comum nos dias de hoje.
Quando regras, normas ou rituais aparecem a MEDITAÇÃO se afasta, porque ela é a síntese da libertação, da alegria, e da felicidade. Na maioria das vezes as práticas meditativas sérias não são divulgadas abertamente, não para manter uma reserva de mercado, ela é ensinada num relacionamento direto entre professor e aluno e não conter nenhuma conotação religiosa, filosófica ou dogmática para que não se desfigure as comunicações passadas. A prática da MEDITAÇÃO deve se ater unicamente dentro do enfoque profilático e preventivo da saúde.
Dentro desse ponto de vista a MEDITAÇÃO não deve ser jamais praticada isoladamente, seguindo livros ou revistas porque desenvolve o aspecto unilateral e desequilibrado. Primeiro a pessoa deve passar por um processo de preparação para que depois tenha condições de se sentar em MEDITAÇÃO, pois quando isso não é observado a mente toma a condução dos trabalhos e deixa o praticante mais tenso e desorientado do que quando começou. Iniciar a prática da MEDITAÇÃO sem nenhum preparo, é como construir uma casa começando pelo telhado, transformando a MEDITAÇÃO numa fonte de intermináveis frustrações.


“Uma vez que você abandone as expectativas, você aprendeu a viver. Então tudo o que acontece o deixa satisfeito, seja o que for. Você nunca fica frustrado, simplesmente porque em primeiro lugar você não estava esperando nada. Assim, a frustração é impossível. A frustração é uma sombra da expectativa. Com o abandono da expectativa, a frustração cai por sua própria conta.”

quinta-feira, 11 de junho de 2009

O QUE É MEDITAÇÃO




"A meditação deve, pouco a pouco, se espalhar por toda a sua vida.
Mesmo quando você for dormir, e estiver deitado em sua cama,
levará alguns minutos até você cair no sono.
Nestes poucos minutos, esteja alerta - do silêncio, da escuridão, do corpo relaxado...
Permaneça alerta à medida que o sono começa a descer sobre você,
até que você seja completamente dominado pelo sono."

MUDANÇA




Mude, mas comece devagar.
Porque a direção é mais importante, que a velocidade.
Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa.
Mais tarde, mude de mesa.
Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua.
Depois, mude de caminho, ande por outras ruas,
calmamente, observando, com atenção, os lugares por onde você passa.
Tome outro ônibus. Mude por uns tempos o estilo de roupas.
Dê os seus sapatos velhos, procure andar descalço alguns dias.
Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia ou no parque
E ouvir o canto dos passarinhos.
Veja o mundo de outras perspectivas.
Abra e feche gavetas e portas com a mão esquerda.
Durma no outro lado da cama. Depois, procure dormir em outras camas.
Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua.
Corrija a postura. Coma um pouco menos. Escolha comidas diferentes.
Novos temperos, novas cores, novas delícias.
Almoce em outros locais, compre pão em outra padaria.
Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa.
Escolha outro mercado...Outra marca de sabonete, outro creme dental...
Tome banhos em novos horários.
Use canetas de outras cores, vá passear em outros lugares,
ame muito, cada vez mais.
Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as, seja criativo.
E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa,
longa, se possível sem destino.
Experimente coisa novas, troque novamente,
Mude, de novo. Experimente outra vez.
Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores
do que as já conhecidas, mas não é isso que importa.
O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia.
Só o que está morto não muda.
"A única coisa que tem de ser aprendida é a observação. Observe! Observe cada ato que você faz. Observe cada pensamento que passa em sua mente. Observe cada desejo que toma posse de você. Observe cada pequeno gesto – andando, falando, comendo, tomando banho. Continue observando tudo. Deixe tudo se tornar uma oportunidade para observar."

OSHO, The Dhammapada, V.1, # 5