sábado, 28 de março de 2009

O VÍCIO POSITIVO DA MEDITAÇÃO


Existem dois tipos de vicio na vida – um é o vicio negativo: um homem torna-se alcoólatra, ou viciado em heroina, ou um fumante, ou qualquer outra coisa. E também existem os vícios positivos: um homem torna-se um meditador, ou torna-se um corredor, ou um grande nadador – estes são vícios positivos . O vício é o mesmo – se você é um alcoólatra, você sentirá falta se não beber; então você sentirá essa falta tremendamente. O mesmo irá acontecer se você ficar viciado positivamente.
Se você correr todas as manhãs por uma hora, e um dia você não corre, você vai se sentir muito, muito triste, deprimido e sentir que algo está faltando – e também virá um sentimento de culpa. Ë claro que não há motivo para você se sentir culpado se correu ou não, mas a culpa também estará aí. Se pessoas que são orientadas pela vontade tornam-se negativamente viciadas, suas vidas são devastadas. Se tornam positivamente viciadas, são grandes criadores. O vicio é o mesmo, a mente é a mesma....
Assim, se você pode começar a trabalhar em vícios positivos, você será tremendamente beneficiado. Por exemplo, meditação: escolha uma meditação e então coloque todo seu esforço nela. Este esforço deve ser muito regular, porque a vontade é criada apenas através da regularidade. Deve ser persistente e uma continuidade deve ser mantida. Mesmo perde-la por um dia será destruir muito – e pelo menos uma hora por dia deve ser dedicada a ela
Muitas pessoas tem feito trabalhos de pesquisa sobre vícios e foi descoberto que leva pelo menos sessenta minutos por dia para se tornar viciado em alguma coisa, menos que isso não acontecerá. E leva pelo menos de três a quatro meses para se tornar realmente viciado: uma hora por dia por quatro meses ; este é o período. Uma vez que você se tornou viciado, então não há mais necessidade para qualquer esforço . Torna-se natural, torna-se sua Segunda natureza.
Após fazer a meditação diariamente por uma hora, durante três , quatro meses, sem interrupção, qualquer meditação funciona e você começará a entrar em estado de transe. Isto pode acontecer através da corrida.
Corredores sabem disso – que após correrem por uma certa distancia eles perdem a mente e subitamente há um estado transcendental . Eles já não sabem mais quem eles são; eles são pura energia. Corredores sabem disso, dançarinos sabem disso, que após um certo momento o dançarino desaparece.... há apenas a dança. Quando este momento vem, é o momento da meditação.
No Japão tem sido usado todo tipo de coisa – arco e flecha, esgrima, luta romana – para meditação. E qualquer atividade será boa para você – algo como vipassana não irá ajudar muito. Se você precisa apenas se sentar silenciosamente, criará um problema desnecessário para você. Então escolha uma meditação ativa – a dinâmica é boa, a kundalini é boa, dançar é bom – e então persista.
Após três, quatro meses você se tornará um perfeito meditador . A única coisa é ser regular e não relaxar o esforço. É apenas uma questão de três quatro meses – este é o período mais importante. Uma vez que o fundamento está aí e você se tornou positivamente viciado, então o vício funciona.

UMA TÉCNICA PARA TRANSFORMAR O MEDO EM AMOR

Muitas pessoas têm um medo da vida que é sentido como medo de outras pessoas, medo de assumir riscos, medo da raiva, etc. Isso é apenas um hábito que adquiriram e pode começar a ser mudado através dessa pequena técnica que desloca o balanço do medo para o amor.
Você pode se sentar numa cadeira ou pode se sentar em qualquer postura que se sentir confortável. Coloque as suas mãos no seu colo de forma que a mão direita fique embaixo da esquerda com os dedões se tocando e as palmas para cima. A mão direita está conectada com o cérebro esquerdo e o medo sempre vem do cérebro esquerdo. A mão esquerda está conectada com o cérebro direito e a coragem vem do lado direito.
O cérebro esquerdo é o local da razão e a razão é covarde. Por isso é que você não encontrará um homem bravo e intelectual ao mesmo tempo. E sempre que encontrar um homem bravo não encontrará um intelectual. Ele será irracional, está fadado a ser assim. O cérebro direito é intuitivo... então, isso é simplesmente simbólico, e não apenas simbólico: isso coloca a energia numa certa postura, num certo relacionamento.
Então, a mão direita fica embaixo da mão esquerda e ambos os dedões se tocam. Então você relaxa, fecha os olhos e deixa a sua mandíbula inferior ficar relaxada por um pouco - não que você force isso... simplesmente relaxada de forma que você comece a respirar pela boca. Não respire pelo nariz, simplesmente comece a respirar pela boca; é muito relaxante.
E quando você não respira pelo nariz, o antigo padrão da mente não funciona mais. Isso será uma coisa nova e, num novo sistema de respiração, um novo hábito pode ser formado mais facilmente.
Em segundo lugar, quando você não respira pelo nariz, ela não estimula o seu cérebro. Ela simplesmente não vai até o cérebro: vai diretamente para o peito. Do contrário, continua uma constante massagem e estimulação. Essa é a razão pela qual a respiração muda nas nossas narinas repetidamente. A respiração através de uma narina massageia um lado do cérebro, e através da outra, o outro lado do cérebro. Depois de cada 40 minutos, elas mudam.
Então simplesmente sente-se nesta postura, respirando pela boca. O nariz é dual, a boca é não-dual. Não existe mudança quando você respira pela boca: se você se senta por uma hora, estará respirando da mesma maneira. Não haverá mudança; você permanecerá num estado. Respirando pelo nariz, você não pode permanecer num estado. O estado muda automaticamente; sem você saber, ele muda.
Então isso irá criar um novo estado de relaxamento muito, muito silencioso, não-dual, e as suas energias começarão a fluir de uma nova maneira. Simplesmente sente-se silenciosamente sem fazer nada por pelo menos 40 minutos. Se puder ficar uma hora, será de grande ajuda. Então, de 40 minutos a uma hora: comece com 40 minutos e, pouco a pouco, chegue a uma hora. Faça isso todos os dias por uma hora, pelo menos por três semanas.
Enquanto isso, não perca qualquer oportunidade; seja qual for a oportunidade, entre nela. Sempre escolha a vida e sempre escolha o fazer; nunca se retire, nunca fuja. Aproveite qualquer oportunidade que aparecer no seu caminho para fazer alguma coisa, para ser criativo.


A AUTO-OBSERVAÇÃO É A CHAVE PARA O AUTOCONHECIMENTO


Através da auto - observação o homem compreende a necessidade de se transformar. E, ao observar-se, ele percebe que a auto-observação, por si só, ocasiona determinadas modificações em seu funcionamento interior.
Começa a entender que a auto-observação, constitui instrumento de auto transformação, um meio de despertar. Observando-se, ele lança, por assim dizer, um raio de luz em seu funcionamento interno. E, sob influência dessa luz, o próprio funcionamento começa a modificar-se.

“A LINHA CURVA É A DISTÂNCIA MAIS BELA ENTRE DOIS PONTOS”

A ESCOLA ESOTÉRICA DE PITÁGORAS

Pitágoras era um grego. Cresceu com a lógica grega, com a abordagem científica da Grécia e então se mudou para o oriente. E lá aprendeu os caminhos da intuição. Assim aprendeu como ser um místico. Ele mesmo era um grande matemático. E um matemático se tornando um místico é uma revolução porque ambos são pólos opostos.
Pitágoras representa a eterna peregrinação pela philosophia perennis - a filosofia perene da vida. Ele é um buscador da verdade por excelência. Ele arriscou tudo o que tinha pela busca. Viajou para muito longe, em quase todo o mundo conhecido naqueles dias, em busca de mestres, das escolas de mistérios, de quaisquer segredos ocultos. Da Grécia foi ao Egito - em busca da Atlântida perdida e dos seus segredos.
No Egito, a grande biblioteca da Alexandria ainda estava intacta. Ela tinha todos os segredos do passado preservados. Foi a maior biblioteca que jamais existiu na Terra; mais tarde, ela foi destruída por um muçulmano fanático. A biblioteca era tão grande que, quando foi queimada, o fogo continuou por seis meses.
Exatamente, 25 séculos antes de Pitágoras, um grande continente, Atlântida, havia desaparecido no oceano. O oceano chamado "Atlântico" tem esse nome por causa daquele continente, Atlântida.
A Atlântida era o continente mais antigo da Terra e a civilização havia alcançado os picos mais altos possíveis. Mas, sempre que uma civilização alcança um grande pico, existe um perigo: o perigo de se descompor, o perigo de cometer suicídio.
A humanidade está frente a frente com o mesmo perigo novamente. Quando o homem se torna poderoso, não sabe o que fazer com esse poder. Quando o poder é demais e a compreensão é pequena demais, o poder sempre se mostra perigoso. A Atlântida não afundou no oceano por nenhuma calamidade natural. Foi, na verdade, a mesma coisa que está acontecendo hoje: foi o próprio poder do homem sobre a natureza. Foi através da energia atômica que a Atlântida submergiu - foi o próprio suicídio do homem. Mas todas as escrituras e todos os segredos de Atlântida ainda estavam preservados em Alexandria.
Pitágoras viveu em Alexandria por anos. Ele estudou, foi iniciado nas escolas de mistério do Egito - particularmente os mistérios de Hermes. Então foi à Índia, foi iniciado em tudo o que os brâmanes dessa antiga terra haviam descoberto sobre o mundo interior do homem.
Ele esteve na Índia durante anos, então viajou para o Tibet e depois para a China. Esse era todo o mundo conhecido. Durante toda a sua vida foi um buscador, um peregrino em busca de uma filosofia - filosofia no sentido verdadeiro da palavra: amor pela sabedoria. Ele era um amante, um filósofo - não no sentido moderno da palavra, mas no sentido antigo da palavra. Porque um amante não pode apenas especular, um amante não pode apenas pensar sobre a verdade: um amante tem de buscar, arriscar, se aventurar.
A verdade é a amada. Como você pode continuar apenas a pensar sobre ela? Você tem de estar conectado com a amada através do coração. A busca não pode ser apenas intelectual; ela tem de ser profundamente intuitiva. Talvez o começo tenha de ser intelectual, mas somente o começo. Apenas no ponto inicial tem de ser intelectual mas finalmente tem de alcançar o próprio centro do seu ser.
Ele foi um dos homens mais generosos, mais liberais, democráticos, sem preconceitos, aberto. Era respeitado em todo o mundo. Da Grécia à China, ele foi reverenciado. Foi aceito em todas as escolas de mistérios; com grande alegria lhe deram as boas-vindas em todos os lugares. O seu nome era conhecido em todas as terras. Onde quer que fosse, era recebido com grande regozijo. Mesmo tendo se tornado iluminado, ainda continuou a buscar segredos ocultos, ainda continuou a pedir para ser iniciado em novas escolas. Ele estava tentando criar uma síntese; estava tentando conhecer a verdade através de tantas possibilidades quantas humanamente possíveis. Ele queria conhecer a verdade em todos os seus aspectos, em todas as suas dimensões.
Osho



MENTE


Esteja pronto para tomar responsabilidade pela criação de sua própria miséria, alegria, negatividade, positividade, inferno ou paraíso. Quando essa responsabilidade é entendida e aceita, mudanças começam a acontecer. Esteja aberto a uma nova possibilidade.
Há uma famosa parábola:
Uma vez um homem estava viajando e, acidentalmente, entrou no paraíso. E no conceito Indiano de paraíso existem árvores-dos-desejos. Você simplesmente senta de baixo delas, deseja qualquer coisa e imediatamente o seu desejo é realizado não há intervalo entre o desejo e sua realização.
O homem estava cansado, e pegou no sono sob a árvore-dos-desejos. Quando despertou, estava com muita fome, então disse:
“Estou com tanta fome, desejaria poder conseguir alguma comida de algum lugar.” E imediatamente apareceu comida vindo do nada-simplesmente uma deliciosa comida flutuando no ar.
Ele estava tão faminto que não prestou atenção de onde a comida viera – quando se está com fome não se é filosófico. Começou a comer imediatamente, e a comida era tão deliciosa ... depois, a fome tendo desaparecido, olhou à sua volta.
Agora estava satisfeito. Outro pensamento surgiu em sua mente: “Se ao menos pudesse conseguir algo para beber...”e como não há proibições no paraíso, imediatamente apareceu um excelente vinho.
Bebendo vinho relaxadamente na brisa fresca do paraíso, sob a sombra da árvore, começou a pensar: “o que está acontecendo? O que está havendo? Estou sonhando ou existem espíritos ao redor que estão fazendo truque comigo”
E espíritos apareceram. E eram ferozes, horríveis, nauseantes. E ele começou a tremer, e um pensamento surgiu em sua mente: agora vou ser assassinado, com certeza...”

O CHARUTO DÁ AO SÁBIO ALGUM TEMPO PARA PENSAR E AO TOLO ALGO PARA ENFIAR NA BOCA

E ele foi assassinado Esta é uma antiga parábola e de imenso significado. Sua mente é a árvore dos desejos - o que você pensa, mais cedo ou mais tarde se realiza. Às vezes o intervalo é tão grande que você se esquece que desejou aquilo; então não faz a ligação com a fonte. Mas se olhar profundamente, perceberá que todos os seus pensamentos estão criando você e sua vida.
Eles criam seu inferno, criam seu paraíso. Criam seu tormento, criam sua alegria. Eles criam o negativo, criam o positivo...
Todos aqui são mágicos. E todos estão fiando e tecendo um mundo mágico ao seu redor... e aí são apanhados. A própria aranha e pega na própria teia.
Ninguém o está torturando a não ser você mesmo. E uma vez que isso seja compreendido, mudanças começam a acontecer. Então você pode dar a volta, pode mudar o seu inferno em paraíso; é simplesmente uma questão de pintá-lo a partir de um ângulo diferente... A responsabilidade é toda sua. E assim surge uma nova possibilidade: você pode parar de criar o mundo! Não há necessidade de criar paraíso e inferno, não necessidade alguma de criar. O criador pode relaxar, aposentar-se.
E a meditação e a aposentadoria da mente.
O GATO
Todas as noites, quando o guru se sentava para as preces, o gato do ashram entrava e perturbava os presentes. Por isso, o guru mandou que o gato ficasse amarrado durante o serviço da noite.
Depois que o guru morreu, o gato continuou sendo amarrado durante o serviço da noite.
E, quando o gato morreu, foi trazido outro gato para o ashram, para que pudesse ser devidamente amarrado durante o serviço da noite. Séculos depois, tratados eruditos foram escritos pelos discípulos do guru sobre o significado litúrgico de se amarrar um gato durante a realização do serviço religioso.

O CACHORRO E A SOMBRA

Certa vez um cachorro conseguiu um pedaço de carne, e o estava levando na boca, para casa, para lá comê-lo em paz.
No caminho, teve que passar por uma táboa, sobre um riacho. Ao passar, olhou para baixo e viu sua própria sombra refletida na água abaixo.
Pensando tratar-se de outro cachorro com outro pedaço de carne, resolveu ter também mais essa carne.
Assim, deu uma mordida na sombra, mas quando abriu a boca, seu pedaço de carne caiu na água e nunca mais foi visto. Cuidado para não perder o que tem, enganado pela ilusão da sombra!

PIADAS OSHONIANAS

O dono da granja queria que seu filho se comportasse melhor, então ele planejou uma lição bem objetiva.
- Você viu meu filho...? As galinhas que eram más, foram comidas pela raposa.
- E daí? – respondeu o filho - Se elas tivessem sido boas nós as teríamos comido!
********
Joãozinho estava acabando de chegar em casa, depois de seu primeiro dia de aula.
- E aí, meu amor – perguntou a mãe -, o que lhe ensinaram?
- Nada, não... – disse o filho – Eu vou Ter que voltar amanhã.
**************************************

PERÓLAS CULINÁRIAS

DANETE
4 Colheres cheia de maisena
6 Colheres de sopa de chocolate em pó
1 Litro de leite integral
1 Gema sem pele
1 Lata de leite condensado
Cozinhe numa panela todos os ingredientes até engrossar, despeje na batedeira e acrescente uma lata de creme de leite. Coloque em taças e cubra com papel filme, leve a geladeira.
**************************************
ALIMENTOS
SOJA - Estudos anteriores demonstraram que as mulheres que consomem produtos derivados da soja, tais como tofu e leite de soja, têm menor probabilidade de desenvolver câncer de mama. Isso porque que a soja mantém os níveis de estrógeno no sangue sob controle, inibindo a proliferação das células mamárias. As participantes do estudo tomaram mais de quatro copos de leite de soja por dia, durante um mês, e o níveis máximos de estrógeno encontrados no sangue cairam 40%.
TOMATES - Os cientistas já sabiam há muito tempo que homens que consomem alimentos com tomates cozidos, como o molho da macarronada, tendem a apresentar índices menores de câncer de próstata. Um estudo divulgado durante o encontro da Associação Americana para Pesquisa do Câncer revelou que doses diárias de licopeno - um antioxidante que faz com que os tomates amadureçam e é responsável por sua cor vermelha - podem não apenas prevenir o câncer de próstata, mas também diminuir o tamanho dos tumores já existentes.
**************************************
DICAS: No preparo de alimentos contendo soja, os grãos devem primeiro ser tratado com calor (cozimento rápido) para destruir as enzimas anti nutricionais e garantir a obtenção de produtos saborosos. Grãos cozidos por cinco minutos em água fervente estão pronto para serem utilizados em qualquer receita tradicional brasileira.
**************************************
PROVÉRBIO INDIANO
“Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio.”
**************************************COMPREENSÃO
Compreenda que aquilo que você vê nos outros é aquilo que você tem dentro de si mesmo. Seus julgamentos são, na verdade, reflexos daquilo que está reprimido ou rejeitado dentro de você.
**************************************

ALEGRIA

ALEGRIA significa apenas que seu corpo está numa sinfonia, nada mais – que seu corpo está num ritmo musical, nada mais. ALEGRIA não é prazer; o prazer tem de ser derivado de alguma coisa mais. ALEGRIA é ser você mesmo – vivo, completamente vibrante, vital. Um sentimento de música sutil ao redor do seu corpo e dentro do seu corpo, uma sinfonia- isto é ALEGRIA. Você pode estar alegre quando o seu corpo está fluindo, quando ele é como o fluxo de um rio.
**************************************

sábado, 21 de março de 2009


ALÉM DAS FRONTEIRAS DA MENTE


Há dois planos em você: o plano da mente e o plano da não-mente. Ou, de outro jeito: o plano em que você está na periferia do seu ser e o plano em que você está no centro do seu ser. Todo círculo tem um centro - você pode saber disso, você pode não saber. Talvez nem mesmo suspeite que existe um centro, mas ele tem de existir. Você é uma periferia, você é um círculo: há um centro. Sem o centro, você não pode existir; há um núcleo do seu ser.
Nesse centro, você já é um buda, um siddha, alguém que já chegou em casa. Na periferia você está no mundo - na mente, nos sonhos, nos desejos, nas ansiedades, em mil e um jogos. Você é ambos.
Pouco a pouco, você se tornará capaz de mover-se da periferia para o centro e do centro para a periferia com muita facilidade – exatamente como você entra em sua casa e sai de lá. Você não cria qualquer dicotomia. Não diz: “Estou fora de casa, então como é que vou entrar”; você não diz: “Estou dentro de casa, como posso sair?” Tem sol lá fora, está quente, agradável; você se senta no jardim. Então esquenta muito e você começa a suar. Agora não está mais agradável – está ficando incômodo: você simplesmente se levanta e entra em casa. Ali está fresco, não há nenhum desconforto, está agradável. Você continua a entrar e sair.
Do mesmo modo, um homem de consciência e compreensão se move da periferia para o centro e do centro para a periferia. Ele nunca se fixa em algum lugar. Do mercado para o mosteiro, do sansar para o sânias, da extroversão para a introversão – ele está se movendo continuamente, porque essas duas coisas são as suas asas, não estão em choque uma com a outra. Podem ser equilibradas em direções opostas – têm de ser; se ambas as asas estiverem de um lado, o pássaro não poderá voar para o céu. Elas têm de estar equilibradas, em direções opostas, mas ainda assim pertencem ao mesmo pássaro, e servem ao mesmo pássaro. Seu interior e seu exterior são as duas asas. Isso precisa ser lembrado muito profundamente, porque há uma possibilidade... a mente tende a fixar-se. Há pessoas que se fixam no mundo exterior; não querem sair dele, dizem que não têm tempo para a meditação, dizem até mesmo que , se o tivessem, não saberiam como meditar e não acreditam que possam meditar. Dizem que são mundanas – como podem meditar? Elas são materialistas – como podem meditar? Elas dizem: “Infelizmente, somos extrovertidas – como podemos ir para dentro?” Elas escolheram apenas uma asa. E é claro, se isso resultar em frustração, é natural. Com apenas uma das asas fatalmente haverá frustração.
Então, há pessoas que se cansam do mundo e fogem dele, vão para os mosteiros, para os Himalaias, tornam-se saniássins, monges: começam a viver sozinhas, forçam-se a ter uma vida de introversão. Elas fecham seus olhos, fecham todas as suas portas e janelas, tornam-se como mônadas de Leibnitz –sem janelas; então ficam entediadas.
No mundo das coisas diárias elas estavam fartas, cansadas, frustradas. Era como um manicômio; elas não conseguiam repousar. Havia muitos relacionamentos, poucos feriados e pouco tempo para si mesmas. Elas estavam caindo na matéria, perdendo o contato com os seus seres. Estavam se tornando cada vez mais e mais materiais e menos e menos espirituais. Elas estavam perdendo a direção. Estavam perdendo a própria consciência de que existiam. Elas fugiram. Fartas, frustradas, fugiram. Agora estão tentando viver sozinhas – uma vida de introversão. Mais cedo ou mais tarde elas ficarão entediadas. Novamente elas escolheram uma nova asa, mas novamente uma só asa. Esse é o caminho para uma vida desequilibrada. Elas incorreram no mesmo erro, no polo oposto.
Não seja a favor disso ou daquilo. Torne-se tão capaz em viver o dia-a-dia e a ainda assim ser meditativo. Relacione-se com as pessoas, ame-as, tenha milhões de relacionamentos – porque eles enriquecem... – e, ainda assim, continue a ser capaz de fechar suas portas e, algumas vezes, tirar uma folga de todos os relacionamentos, de modo que você possa relacionar-se com seu próprio ser também.
Relacione-se com os outros, mas relacione-se consigo também. Ame os outros, mas ame a si mesmo também. Saia! – o mundo é belo, cheio de aventuras; é um desafio, ele o enriquece. Não perca essa oportunidade! Sempre que o mundo bater à sua porta e chamá-lo, saia! Saia sem medo, não há nada a perder, há tudo a ganhar.
Mas não se perca. Não vá, permaneça lá e se perca. Algumas vezes, volte para casa. Algumas vezes esqueça o mundo – estes são os momentos para a meditação. Diariamente, se quiser tornar equilibrado, você deve equilibrar o exterior e o interior. Ambos devem ter o mesmo peso, para que dentro de você nunca haja desequilíbrio.

"Abaixo espaço para o seu comentário"